Celebramos dia 21 de outubro o Dia Nacional da Juventude. Em Londrina estamos em pleno “Ano da Juventude”. Vamos refletir sobre o protagonismo de alguns jovens na Bíblia, ou seja, fortes na fé.
1. José do Egito. Sofreu a inveja dos irmãos, foi por eles vendido como escravo, caluniado por uma mulher foi lançado no cárcere. Deus veio em seu auxilio e tornou-se rei do Egito. Deus do mal tira o bem.
2. Sansão. Jovem cheio do Espírito Santo, tornou-se forte, valente, corajoso. João escreve: “Vocês jovens são fortes, a Palavra de Deus permanece em vós, vencestes o maligno” (cf I Jo 2,14). A fé vence as tentações.
3. Samuel. Desde pequeno servia a Deus no templo (I Sm 2,11). Deus chama Samuel pelo nome e ele responde: “fala Senhor que teu servo escuta” (ISm 3,10). Este jovem ouvinte da Palavra tornou-se profeta e juiz em Israel. Jovens, escutai a Palavra.
4. Davi. Era o filho mais novo de Jessé que Deus escolheu e ungiu. Ele vencerá Golias e será rei por 40 anos. Os pequenos se tornam grandes. Os jovens são protagonistas na história da salvação.
5. Salomão. Eleito sucessor de Davi Salomão faz esta oração: “Agora me constituíste rei, mas, eu não passo de um jovem” (I R 3,7). Dá-me, pede Salomão, um coração que escuta para que eu saiba discernir entre o bem e o mal. Deus deu-lhe um coração sábio e inteligente. Deus dá sabedoria aos jovens e eles passam a governar. Escutemos os jovens.
6. Tobias. O jovem Tobias era obediente ao pai. Traz remédio para a cura da cegueira do pai. Seu casamento é abençoado por Deus. Os jovens precisam da família e opta pelo matrimônio
7. Ester: Era uma menina adotada (Et 2,7) e bela que foi viver no palácio real e se torna rainha sem deixar de obedecer os mandamentos de Deus. Ela intercede em favor do seu povo que ia ser massacrado. Eis a jovem, órfã, agora rainha, libertadora do povo.
8. Susana. È uma jovem casta, pura e transparente que foi assediada por dois velhos libidinosos e mentirosos. Ela foi caluniada por eles. Mesmo inocente ela foi condenada à morte. Ela porém prostrou-se em oração. Deus ouviu sua prece e inspirou Daniel, jovem integro que desvendou toda a trama. Os velhos foram mortos e Suzana salva (cf Dn 13). Deus protege os inocentes e puros
9. Os sete jovens torturados e mortos pelo rei Antioco ( 2 Mac 7, 4-41). A mãe encorajava seus sete filhos a serem fieis a Deus. Ela e todos os filhos foram massacrados e mortos. A coragem do filho mais novo comove qualquer coração humano. Por isso ele foi mais cruelmente maltratado. Os jovens que tem fé são profetas e tornam-se mártires hoje também.
10. Daniel. Jovem que enfrenta a perseguição e a morte pela fé. Deus concede-lhe o dom da sabedoria. Daniel conquistou o coração de vários reis, pela explicação de seus sonhos e recebe alto grau de autoridade no reino. Foi condenado a morrer na cova dos leões, mas, Deus o salvou. Os jovens são exemplos de fé.
11. Os jovens Sidrac, Misac e Abdênago (Dn 3,19-30), foram atirados na fornalha cujas labaredas mediam vinte e cinco metros. Deus veio em socorro deles e surpreendentemente nem sequer foram chamuscados e cantavam os louvores do Senhor. O rei Nabucodonosor reconheceu o milagre e colocou os jovens em altos cargos na província. Deus recompensa quem é fiel.
12. A criada da mulher de Naamã (II Rs 5,2-3). Esta menina aconselhou o comandante do exército da Siria, Naamã, que era leproso, para que ele fosse procurar o profeta Eliseu e ser curado da lepra. Naamã seguiu o conselho, foi ao encontro do profeta e ficou curado. Os pequenos salvam os grandes, os oprimidos salvam os opressores, os jovens também são bons conselheiros.
Fonte: Mensagem publicada na Folha de Londrina e no site Arquidiocese de Londrina
Nenhum comentário:
Postar um comentário