terça-feira, 2 de outubro de 2012

Ano da fé


 O que a igreja define como sendo um anjo?

            No próximo dia 11 de outubro a igreja estará iniciando o ano da fé, proclamado pelo papa Bento XVI, através da Carta Apostólica Porta Fidei (A Porta da Fé). Este ano será de muito enriquecimento para aqueles que viverem intensamente cada momento, para aqueles que se aprofundarem na fé. Vivemos um momento muito delicado, em que tudo é duvidado pela nossa racionalidade. O “mundo” está cada vez mais incrédulo na existência de Deus e em sua obra redentora, nós cristãos não sabemos mais defender a nossa fé, aliás, nem sabemos mais no que acreditamos. Há milhares de doutrinas espalhadas por esse mundo e até mesmo dentro da igreja (Católica) tem-se difundido muitas coisas que não é afirmado pelo magistério. Coisas que já foram resolvidos ao longo do tempo e agora estão de volta para nos confundir. Por isso é preciso que fiquemos muito atentos e estudemos a fundo o CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA, uma grande ferramenta para nós, mas que ainda não sabemos aproveitar, só assim não seremos enganados e saberemos o que nossa igreja acredita e nos ensina. O Papa Bento XVI em uma carta aos jovens diz: “Tendes de saber em que credes. Tendes de conhecer a vossa fé como um especialista em tecnologia domina um sistema funcional de computador. Tendes de compreendê-la como um bom músico entende uma partitura. Sim, tendes de estar enraizados na fé ainda mais profundamente que a geração dos vossos pais...”. Por tudo isso baseado no CCIC – Compêndio do Catecismo da Igreja Católica e no YOUCAT – Catecismo Jovem, quero iniciar uma série de reflexões sobre nossa fé a começar pelos ‘ANJOS’, que celebramos neste dia 02 de outubro, será que realmente eles existem? Ou é uma criação humana? Vejamos o que a igreja nos ensina  a esse respeito.


O que são Anjos?
A definição que o CCIC no número 60 trás para nós é a seguinte: “Os anjos são criaturas puramente espirituais, não corpóreas, invisíveis e imortais, seres pessoais dotados de inteligência e vontade. Eles, contemplando Deus face a face, incessantemente, glorificam-no, servem-no e são seus mensageiros no cumprimento da missão de salvação para todos os homens”. E o YOUCAT acrescenta: “Podemos invocar a ajuda dos anjos e pedir-lhes intercessão junto de Deus”.

Então podemos acreditar na existência dos anjos, eles também são criados por Deus, com inteligência e vontade. Eles estão ao lado de Deus adorando-o face a face. Precisamos fazer o melhor para que isso aconteça conosco, o céu pode até começar na terra, mas ainda não é aqui. Devemos ser desejosos de estar ao lado do nosso Senhor que tanto nos ama, adorando a ele face a face assim como os anjos. Mas não podemos nos esquecer de que existem os anjos bons e os maus. O demônio quer nos afastar de Deus, muitos hoje já nem acredita em sua existência, afinal ele quer agir sutilmente em todos aqueles que se deixam influenciar por ele, não importa quem seja. Na primeira carta de São Pedro (5, 8-9a) esta escrito: “Sede sóbrios, vigiai, o vosso adversário, o diabo, como leão rugindo, dá voltas buscando a quem devorar. Resisti-lhe firmes na fé...”. Por isso não podemos nos descuidar nem um minuto se quer.
Que neste dia dos santos anjos, rezemos pelo nosso anjo da guarda, anjo bom. Não nos esqueçamos de que Deus deu a cada um o seu próprio anjo para nos proteger. Rezemos por cada um de nós e também pelos outros, para que possamos resistir firmes na fé que estamos buscando dia a dia. Que esta palavra seja luz para nossa caminhada. Vamos rezar, como quando erámos crianças: “Santo anjo do Senhor, meu zeloso e guardador. Se a ti me confiou à piedade divina, sempre me rege, me guarde, me governe, me ilumine. Amém”.

Que Maria, nossa mãe querida, interceda por nós junto a Jesus, para que assim como ela venceu o diabo, nós também, com seu auxilio, consigamos vencer também. Tenham uma excelente noite. Até a próxima.

SALVE JESUS E MARIA!

Renato Aparecido Ferraz Pelisson - Seminarista

Nenhum comentário:

Postar um comentário